quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Quantos morrem?

Nunca vivi tempo suficiente noutro país para perceber o uso que se faz lá fora das sondagens e dos números, mas quer-me parecer a mim que os lusitanos são um pouco loucos com os números. Será um paradoxo, ou mesmo uma contradição, já disse que ainda não compreendi, mas pode ser que o ódio/incapacidade de compreender ou ter sucesso a matemática dite esta nossa paixão pelos números.

Abra um jornal. Há valores em tudo o que é notícia, quanto custa isto ou aquilo, quanto dinheiro teremos de pagar se construirmos aquilo ou se desistirmos de o fazer.
Uma coisa que me ultrapassa solenemente é a contagem dos casos de gripe A e a respectiva futurologia. Parece-me que nos estamos a masturbar com os dados estatísticos e estamos à espera do prazer com a primeira morte.
O exemplo pode parecer triste, mas todo este tratamento parece-me sado-masoquismo.

Sem comentários: