quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Quim Zé (I)

Não haverá maior fardo do que o carregar um nome estranho, cómico, fora do vulgar ou, em algumas situações, demasiado banalizado. Experimentem chamar a Maria numa sala com 10 Marias.
Quim Zé, diminutivo(s) de Joaquim José, concordemos que a junção foi...infeliz, sofreu com o nome. Ou melhor, sofre hoje, mais do que anteriormente, antigamente era só o Joaquim ou só o Zé. A culpa é de um tio, que ainda por cima viu e vê pouco, numa noite fria e aquecido pelo bom a valoroso etílico. A bebedeira foi curada, mas o nome ficou. Ficou para os mais próximos ou para os amigos, no trabalho é simplesmente, ah! se fosse possível ser simplesmente alguma coisa, o Joaquim, ou Dr. Joaquim, como lhe chamam os seguranças da empresa.
Perguntar-se-ão vocês porque vos falo do Quim Zé? Porque o conheço, quase tão bem, quase não, igualmente como a mim mesmo. E qual o interesse do Zé? Nenhum ou quase nenhum. O interesse que vejo nele (esta construção será contraditória ou paradoxal?) tem a ver com a existência, às vezes, profícua demais para se acreditar nela, de acontecimentos banais, aventuras e desventuras, se quiserem, no dia a dia (com traço ou sem traço? É à vontade do freguês, ele é dia-a-dia ou fim-de-semana. Para uns teoriza-se as regras de língua, para outros a elasticidade da mesma. Continuo a preferir o sexo dos anjos que como todo o cristão não têm sexo, são carteiros assexuados ao serviço do Altíssimo.).
Haverá lugar hoje para as aventuras quotidianas? Ou estaremos demasiado embevecidos com os produtos televisivos e cinamatográficos da Madeira SSanta (perceberam o chiste? Pois, fraquito. Quem dá o que tem...).
Acredito que sim, acredito que nas experiências do Zé, nos lapsus liguae ou na desatenção crónica do que é socialmente tido como importante, haja espaço para nos rirmos, assombrarmo-nos e viajar por um mundo de aventuras (só com letras, sem imagens) banal. O nosso - o da Dona Gertrudes da Mercearia, da Maria do Zé, que não sabemos o que faz, mas que vemos na janela há 15 anos, sem falhar um dia, se está sol, curvada a ver quem passa, se chuva ou frio severo, entreolhada, com um xaile ou manta a tapar-lhe as costas, vendo quem passa e comentando tudo o que vê e infere às vizinhas/quadrilheiras no longo tempo que demora a beber um café (para ela(s) nunca menos de hora e meia, se for cheio um pouco mais). É o mundo da escola, das aprendizagens, dos amores e desamores, do meter o pé na poça no momento errado, às vezes, no momento certo.
Do Quim Zé falaremos mais aqui por diante, amanhã talvez.
Deixem-me terminar com algo completamente diferente. Recebi um mail, agora mesmo, há cinco segundos do mohamed mohamed. De quem? Conheço-o tanto como vós. Aparentemente o mohamed mohamed (que será um nome bem pior que Quim Zé) viu-me online e eu sou totalmente (tradução livre, claro!) cute. Deixo-vos algumas das suas palavras "im going to school out around here and looking to meet some others why not add me on windows msn messengr paris19pop@hotmail.com is my nameon it, my new laptop has a built in cam so i can send some photos of me since i already seen you! ttys"
ttys para ti também, pobre rapaz. Comecemos pelo básico, não acredito que haja uma rapariga que se chame mohamed mohamed, daí que eu não esteja no teu campeonato. Aliás, estranho a facilidade com que hoje se diz vi-te online. Que é isso de me veres online? Passaste ontem por mim. Onde? Online, eu estava no mail e a ver um vídeo no youtube e tu passaste por mim, infelizmente já não fui a tempo de te chamar.
Que pena...até não estava a fazer nada de mais...podíamos ter conversado um pouco.
Estão a perceber o ridículo de coisa, não estão?
Depois a forma como se coloca no mundo, no universo, ele anda na escola around here. around here, onde? Não, mohamed, não respondas, era uma pergunta retórica a uma frase estúpida, mas quiçá verdadeira, é que eu também ando numa escola aqui, ou por aqui.
Comecei por falar do peso do nome e acabei a falar no mohamed mohamed, prova infalível de que o nome pesa, pelo menos, nos e-mails que se escrevem.

Sem comentários: